quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Volta do diploma aprovada em 1ª votação no Senado

Com informações do G1

E o dia está sendo de boas notícias para os comunicadores. Depois do anúncio do mestrado em Comunicação na Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Senado Federal (finalmente) votou a PEC 33/2009, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) pela votla da exigência do dipoma para o exercício do Jornalismo.

A votação em primeiro tunor no Senado teve 65 votos a favor e sete contra.

"Arguir que a profissão de jornalista criaria embaraço para a liberdade de expressão e do pensamento é um verdadeiro escárnio. O que cria embaraço para a expressão da liberdade de pensamento é o monopólio na mídia", afirmou Arruda.


O líder do PT, Humberto Costa (PE), pediu à bancada que votasse a favor da PEC. "Entendemos que isso é extremamente justo", afirmou.

Para Aloysio Nunes (PSDB-SP), a atividade de jornalista "é instrumento ligado à liberdade de expressão. Nâo cabe nenhum tipo de restrição".

Fernando Collor (PTB-AL) disse que a proposta é o "embrião para o controle 'social' dos meios de comunicação". "Nesses últimos anos, esses cursos de jornalismo, o que mais têm feito, é formar analfabetos funcionais", criticou.

A matéria vai passar por uma segunda votação no Senado, ainda sem data definida. Sendo aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados. Caso haja alterações na Câmara, a PEC volta para nova apreciação no Senado.

A exigência do diploma foi derrubada em junho de 2009 pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, por oito votos a um, os ministros atenderam a um recurso protocolado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF), que pediam a extinção da obrigatoriedade do diploma.

Acompanhe mais informações:

Senado aprova exigência de diploma para jornalista

Senado aprova em primeiro turno diploma obrigatório para jornalistas

Senado aprova em 1º turno PEC que exige diploma para exercício da profissão de jornalista

Aprovada em primeiro turno PEC dos Jornalistas

Primeira vitória: Aprovada em primeiro turno PEC dos Jornalistas



Entenda aqui:

Diploma de jornalista: a hora é de pressionar #DiplomaJá


Essa é pra comemorar: mestrado em Comunicação na UFS

Direto do Portal UFS:

Capes aprova mestrado em Comunicação


Curso pretende ofertar 10 vagas anuais; aulas devem começar em março

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) aprovou a criação do curso de mestrado em Comunicação da UFS. O resultado saiu na manhã desta quarta-feira, 30. Segundo o coordenador do projeto Carlos Eduardo Franciscato, a ideia é oferecer 10 vagas anuais, mas os detalhes sobre a seleção serão conhecidos após reunião entre o colegiado do curso e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap). A intenção é que as aulas comecem em março de 2012.

O público-alvo concentra-se entre os formados que tenham a área de comunicação como objeto central de pesquisa, preferencialmente nas duas linhas que contemplam o curso: 1) Produtos, Processos e Discursos Midiáticos; e 2) Cultura, Economia e Políticas da Comunicação.

Segundo o professor Franciscato, o curso é “fundamental como necessidade de qualificar a área de comunicação, mas também como capacidade de estimular o desenvolvimento da compreensão mais profunda a partir dos fenômenos da comunicação no ambiente local e regional e sua relação com a dimensão nacional e internacional. O programa vai qualificar tanto no que se refere ao nível acadêmico como os profissionais da área, a partir da reflexão das suas atividades”.

A Capes concedeu nota 3 - numa escala que vai de 1 a 5 -, o que é considerado padrão para iniciar um curso de mestrado. Em outubro, entraram na grade de pós-graduação da UFS mais dois cursos: Filosofia e Odontologia. Agora, a UFS passa a contar com 35 mestrados e oito doutorados (conheça-os aqui).

Assim que o edital de Comunicação estiver pronto o Portal UFS o publicará.

Ascom/UFS


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Filie-se


Sindicato dos Jornalistas de Sergipe


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Verdinho

Depois que Kérow me iniciou no mundo dos esmaltes, eu pensei "ah, não vai ter problema, não vou viciar nisso". Pois é, foi o que pensei. Comecei com os clássicos Colorama e Risqué. Aí, fui conhecendo outras coisas, como Ludurana, Impala, Fina Flor, Sancion Angel ... Foi quando conheci Márcia Medeiros e esmaltes como Volare, NYX, Sinful Colors entraram na minha vida.

E agora estou lá, com mais de 50 esmaltes. Sei que para as esmaltólatras de verdade, isso não é nada. A questão é que saber que ainda não usei uns 30 deles e a cada dia Kérow me apresenta coisas novas, eu fico maluca. Só para você ter ideia, tenho uma paleta com 120 cores de sombra, outra paleta com 130, além de umas dezenas de sombras individuais e estojinhos e eu já usei TODAS as cores.

Enfim, o esmalte do post de hoje é o Daisy the pig, da Sinful Colors. Ele é absurdamente LINDO!



Usei no dia da formatura do ABC de meu sobrinho (ele que escolheu a cor!). Como eu tive que trabalhar, arrumar cabelo, maquiar minha mãe, minha irmã, além de mim, não deu tempo de pintar as unhas. Levei na bolsa o esmalte, palito, algodão, acetona. Como cheguei cedo, corri para o banheiro e fui pintar as unhas.

Apliquei apenas uma camada e o esmalte já deu uma cobertura belíssima. E esta única camada resistiu bem durante sete dias, encarando serviços de cozinha.


Depois de sete dias, com direito a lavagem de prato

Está aprovado. E se você quiser, pode comprar no Vitrine de Mulher.


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Curso de automaquiagem com Rosangela Tavares


Nos dias 17 e 18 de dezembro, vai acontecer mais uma edição do curso de automaquiagem com a maquiadora Rosangela Tavares. A inscrição custa 80 reais e você ganha 10% de desconto a cada convidado inscrito. O curso conta com dicas e tendências para o verão 2012, além de ensinar a fazer a maquiagem para o seu rosto.

Para mais informações e inscrições, oonakarina@gmail.com.

Rosangela Tavares

Formada pelo curso profissionalizante do Senac, há sete anos trabalha na área de maquiagem. Sempre participa de feiras pelo Brasil e faz parte do Clube Vip Hair Brasil. É uma profissional que está sempre se atualizando com as novas tendências e lançamentos através de cursos, inclusive com Duda Molinos e Sadi Consati. Ela foi a responsável pela produção das modelos do Aracaju Fashion Square 2011 e do Miss Sergipe 2011.


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Vermelhinho

Vou contar um segredo: eu amÔ vermelho! E me apaixonei por este da NYX.



Este é o NYX Girls, cor 146 Grapefruit, e aguentou firme e forte o rojão de sete dias nas unhas.

Comprei no Vitrine de Mulher


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ONG arrecada bicicletas para doação

O Natal está chegando e, com ele, a chama da esperança renasce nos corações de adultos, por dias melhores, e de crianças, por um brinquedo bem legal, como uma bicicleta. E o desejo de ganhar um brinquedo surge em todas as crianças, independente da faixa de renda. A diferença é que as famílias de algumas destas crianças não conseguirão atendê-las.

Pensando nisso, a organização não-governamental Associação Ciclo Urbano resolveu ajudar a realizar o sonho da garotada de ganhar uma bicicleta no Natal. É a campanha Recicle Uma Bike. A ONG receberá bicicletas de qualquer tamanho e em qualquer estado: novas, seminovas, usadas, quebradas. Todas passarão por revisão, manutenção, ajustes e reparos e serão doadas a crianças carentes de Aracaju.

Todas as terças e quintas, das 17h às 20h30, haverá um estande no Calçadão da 13 de Julho para receber as bicicletas. Quem quiser, pode agendar a doação pelo telefone 79-8155-0060 e combinar a entrega.

A campanha Recicle uma Bike já conta com a parceria da Ecociiclo Bicicletaria, da Magazine Bike Show e grupos de pedal de Aracaju.

Olha que fofa a matéria que a TV Sergipe fez: http://emsergipe.com/mediacenter/index/id:49137


Tarde divertida é com make up

A tarde de ontem foi marcada por cores e alto astral. Foi o workshop de automaquiagem, ministrado pela maquiadora Rosângela Tavares. “Elis, você é maquiadora, o que você foi fazer num workshop de automaquiagem?”, pensaram vocês. Fui aprender, ora bolas. A gente sempre tem algo a aprender. ETERNAMENTE. Se alguém disser “não preciso aprender mais nada”, pode desligar os aparelhos porque teve morte cerebral.


Oona, Carol, Adriana, Rosângela, Ana Claudia e eu

E uma tarde de maquiagem é sempre divertida. Fui lá, conheci umas garotas fofas (como Carol, irmã de Joice), demos risadas a tarde toda e aprendi coisas novas com Rosângela, que é lindíssima.



A produção do curso foi de Oona Karina, que é outra belíssima.


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Diploma de jornalista: a hora é de pressionar #DiplomaJá

No próximo dia 16 de novembro, a PEC 033/2009, de autoria do senador por Sergipe Antônio Carlos Valadares (PSB), e que acrescenta o art. 220-A à Constituição Federal, para dispor sobre a exigência de diploma de curso superior de comunicação social, habilitação jornalismo, para o exercício da profissão, será colocada na ordem do dia da sessão plenária do Senado.


Como o dia vem depois de um "feriadão", depende ainda mais da pressão dos sindicatos e da categoria para se ter o quorum qualificado para que haja votação e, além disso, para que seja aprovada com ampla maioria.

“O momento é de mobilizar toda a categoria para pedir aos nossos senadores que estejam no dia 16 em Brasília e que votem favoravelmente à nossa PEC.

Em conversas com a direção do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, os senadores Eduardo Amorim (PSC) e Maria do Carmo Alves (DEM) garantiram apoio à PEC do senador Valadares em favor dos jornalistas.

Deputados

Também na Câmara Federal, onde tramita a PEC 386/2009, do deputado Paulo Pimenta (PT/RS), que igualmente restitui a exigência do diploma de curso superior para exercer a profissão de jornalista, há a possibilidade de a proposta ir à plenário ainda em novembro.

A Executiva da FENAJ está em contato com o presidente Marco Maia para viabilizar que a PEC dos Jornalistas na Câmara igualmente seja colocada na pauta neste mês. A Federação também está em contato e agindo junto com a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma para que a proposta vá a plenário.

Agora, depende cada vez mais da pressão da categoria e dos sindicatos para que senadores e deputados aprovem as PECs quando elas foram à votação.

O Sindijor já enviou ofícios a todos os deputados federais da bancada sergipana pedindo o apoio dos parlamentares à PEC dos Jornalistas e que expressassem seu voto, favorável ou não, à proposta. Somente o deputado Laércio Oliveira, do PR/SE, respondeu o ofício do sindicato, colocando seu apoio incondicional ao retorno do diploma de jornalista.

“Sou a favor da luta dos jornalistas brasileiros para restituir a obrigatoriedade de diploma em Jornalismo para o exercício da profissão. Apóio no Congresso Nacional a PEC do senador Antônio Carlos Valadares e a PEC do deputado Paulo Pimenta que restituem a obrigatoriedade de diploma específico para o exercício do Jornalismo. Meu gabinete está à disposição dos jornalistas”, informou o parlamentar.

“Lamentamos profundamente que só o deputado Laércio Oliveira tenha se manifestado e respondido o ofício que lhe foi enviado. Mas desde a legislatura passada que contamos com os apoios dos deputados Mendonça Prado e Valadares Filhos, que também se colocaram à disposição da luta de todos nós, jornalistas. Esperamos que este apoio se mantenha. Dos demais, aguardamos manifestações”, ressalta a presidente do Sindijor, Carol Rejane.

Pressão

Abaixo, segue a lista dos contatos dos deputados e senadores de Sergipe para que os jornalistas e aqueles que apoiam a causa da categoria possam fazer pressão favorável à aprovação das PECs dos Jornalistas, no Senado e na Câmara Federal.

Deputados federais:

ALMEIDA LIMA - PPS/SE - (61) 3215-5726/3215-2726 - dep.almeidalima@camara.gov.br

ANDRE MOURA - PSC/SE - (61) 3215-5846/3215-2846 - dep.andremoura@camara.gov.br

HELENO SILVA - PRB/SE - (61) 3215-5583/3215-2583 - dep.helenosilva@camara.gov.br

LAERCIO OLIVEIRA - PR/SE - (61) 3215-5629/3215-2629 - dep.laerciooliveira@camara.gov.br

MÁRCIO MACÊDO - PT/SE - (61) 3215-5654/3215-2654 - dep.marciomacedo@camara.gov.br

MENDONÇA PRADO - DEM/SE - (61) 3215-5508/3215-2508 - dep.mendoncaprado@camara.gov.br

ROGÉRIO CARVALHO - PT/SE - (61) 3215-5641/3215-2641 - dep.rogeriocarvalho@camara.gov.br

VALADARES FILHO - PSB/SE - (61) 3215-5660/3215-2660 - dep.valadaresfilho@camara.gov.br

Senadores:

ANTONIO C. VALADARES - PSB/SE - (61) 3303-2201/3303-1786 - antoniocarlosvaladares@senador.gov.br

EDUARDO AMORIM - PSC/SE - (61) 3303 6205/3303-6212 - eduardo.amorim@senador.gov.br

MARIA DO CARMO ALVES - DEM/SE - (61) 3303-1306/3303-2878 - maria.carmo@senadora.gov.br

Fique por dentro de tudo no site da Fenaj


Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe