segunda-feira, 8 de março de 2010

Aurelizando... palavra de hoje: ‘adóóóro’

Quem nunca usou gíria que atire a primeira parada que estiver ao seu alcance. Segundo a Wikipédia, “Gíria, também chamada calão em português europeu, é um fenômeno de linguagem especial usada por certos grupos sociais pertencentes a uma classe ou a uma profissão em que se usa uma palavra não convencional para designar outras palavras formais da língua com intuito de fazer segredo, humor ou distinguir o grupo dos demais criando uma linguagem própria (jargão)”.

Pode-se dizer que alguns grupos ou guetos tem dialetos próprios, quase uma língua. O mundo da moda e da beleza é um exemplo. O mundo feminino entçao, nem se fala. Digo isso porque, muitas vezes, tenho que traduzir o que falo apra os rapazes aqui do trabalho.

Mas o babado é que, às vezes, azamigah usam os lê-lês de forma inapropriada. Então, resolvi apontar algumas de nossas gírias e comentar a aplicação das mesmas, pras rachas não saírem por aí pagando mico ou até king kong.

É a série Aurelizando...

“Adóóóro”: esta é a preferida e agora tem sua verão ‘Dicesariana’, “adóóógo”. Com a língua presa ou não, esta é uma expressão usada para mostrar o quanto você gosta de alguma coisa, que você aceita algum convite para algo que você gosta muito, ou que você ficou surpresa com algo. Ah, os acentos nos ‘o’ são para reforçar a entonação, que é bem aguda.

- Quer chocolate?
- Adóro!

- Amiga, vamos no shopping fazer compras?
- Adóóóóro!

- Filha, trouxe um presente pra você
- Adóóóro
(você abre e tem um jogo completo de pincéis da Sigma MakeUp)
- Adóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas tem gente que adóra o adóro e fica enfiando a pobre da palavra em qualquer lugar:

- Mulher, bom dia
- Adóro
- Como é que você está?
- Ai, adóro
- Terminou seu relatório?
- Adóóro
- Já que adora, termine o meu também

Escrevendo é outra desgraça. Fale a palavra com vontade, como se tivesse ganhado uma das paletas de sombras de 120 cores da Beauties Factory e preste atenção ao que você vai ouvir. Junto comigo: adóóóóóóóóóóro. Sacou que a sílaba que se extende é ‘do’? Então, por que raios você repete o último o (adorooooooo)? Se ligue na quebrada para não ser xoxada por aí!

Acompanhe o blog que virão outras palavras. Aproveite e mande sua sugestão ou dúvida. Partiu hora do recreio!


Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe