segunda-feira, 22 de março de 2010

Sol, sombrinha; chuva, guarda-chuva

Como diz por aqui pelo Nordeste, “invernô”. O verão acabou e o outono chegou. Aqui ‘pras bandas de cima’, as estações não são marcantes. A gente tem o verão e a ‘época que esfria’, como diria minha avó. E é nesta época do ano que podemos abusar na maquiagem sem precisar fazer muito retoque no meio do dia.

Mas, independente de sol ou chuva, as novas vedetes são as sombrinhas e guarda-chuvas. Agora, surge a dúvida: o que é a sombrinha? O que é o guarda-chuva? O guarda-chuva é somente aquele clássico preto? Para resolver este mistério, recorro sempre o nosso herói, o ‘pai dos burros’, oooooo Dicionárioooooo! E agora com versão online, ninguém tem desculpa.


O Priberam me disse o seguinte:


guarda-chuva
s. m.
1. Artefacto em forma de umbela para resguardar da chuva ou do sol.


sombrinha
s. f.
1. Pequeno guarda-sol de senhora.


Bom, no fim, dá no mesmo. Com a diferença é que a sombrinha não serve para os dias de chuva. São aquelas feitas de tule, renda, de material bem delicado que as damas da sociedade usavam na época do Brasil Colônia, do verbo, ninguém usa mais.


Então, já que os guarda-chuvas/sombrinhas são feitos de material resistente, tanto para o sol, quanto para a chuva, transforme-o/a no seu companheiro inseparável. Em dias de sol, para se proteger dos raios ultra-violeta e evitar aquele bronzeado desordenado; em dias de chuva, pelo óbvio.


E nada de dizer que é ‘out’, que são feios. Existem vários modelos e cores para acompanhar a luz do sol e alegrar os dias de chuva. Eu tenho três versões. Um dobrável e pequeno, que fica diariamente na minha bolsa (troco de bolsa e ele vai junto) e dois maiores, tipo bengala, para dar close.


As versões pequenas são ótimas para quem anda de ônibus, pois são práticos. Na época de chuva, ande com uma sacolinha plástica para não molhar tudo que estiver na sua bolsa ou até mesmo carregar na mão sem se molhar nem molhar os outros dentro do busão.


Os grandes são bons para quem anda de carro ou faz percursos a pé. Mas cuidado com eles. Um dia, o meu vermelho (o maior) resolveu abrir dentro do carro. Foi uma loucura. Molhou tudo e uma das hastes quase entrou no meu olho. #fail


E, como qualquer outra cosia que você tenha, os guarda-chuvas/sombrinhas precisam de cuidados para se manterem conservados e em bom estado. Em dias de chuva, quando chegar no trabalho, procure um espaço onde você possa deixá-lo aberto para secar. Em casa, faça a mesma coisa, mesmo que ele esteja seco. Isso evita mofo.


Agora escolha o modelo que melhor se adéqua a sua rotina, a sua cor belíssima e saia fechando por aí, com sol ou chuva


Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe