terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ciclistas manterão ato mensal para cobrar cidadania no trânsito

A última sexta-feira, dia 13, foi marcada por um passeio ciclístico diferente. Foi o Pedal pela Paz. No dia em que a morte do Rogério Esteves, ciclista atropelado na avenida Mário Jorge, na Coroa do Meio, completou trinta dias, cerca de cem ciclistas se reuniram para cobrar educação no trânsito e que o atropelamento não fique impune.



A Delegacia de Delitos de Trânsito está finalizando o relatório que vai indiciar o condutor do veículo causador do acidente por homicídio culposo (sem intenção de matar) e enviá-lo ao Ministério Público. “Quem viu o vídeo do acidente não consegue acreditar que tamanha violência seja definida como um mero acidente. Rogério estava posicionado corretamente na via, respeitando todas as leis de trânsito, quando é atingido por trás pelo carro, que trafegava rente ao meio-fio”, disse João de Deus, membro do grupo de pedal Os Zuandeiros, do qual Rogério Esteves fazia parte. “Esperamos que, ao chegar ao Ministério Público, o entendimento seja diferente”, completou.



Os ciclistas saíram do Calçadão da 13 de Julho e foram ao local do acidente, onde está afixada uma bicicleta-fantasma, como forma de homenagear o ciclista morto e lembrar a todos que é preciso paz no trânsito. Lá, foram colocadas flores e uma placa com o nome de Rogério na bicicleta. Foram distribuídos panfletos aos motoristas lembrando o respeito às leis de trânsito, como guardar a distância de 1,5m e reduzir a velocidade ao passar ou ultrapassar um ciclista (Artigos 201 e 220 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB). A panfletagem continuou no cruzamento da avenida Mário Jorge com a rua Urbano Neto.



Em discussão coletiva, os ciclistas decidiram fazer um ato mensal pela cidadania no trânsito. O próximo acontecerá no dia 13 de fevereiro, com concentração às 19h30, no Calçadão da 13 de Julho.



Você pode conferir mais fotos no Flickr


Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe