segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cadê a educação?

O jornalista é aquela figura que traz a informação até você. É meio que contador de história, o “seu informante”, que vem relatar os fatos ocorridos no dia que você não pode acompanhar pessoalmente. É aquele sujeito questionador, que busca fazer valer a cidadania, lutando pelos direitos, mais dos outros do que os dele mesmo. Meu pai costuma dizer que o Brasil tem cidadãos livres graças à imprensa, mesmo com todos os problemas que a categoria tenha (como qualquer outra categoria).

Como o jornalista tem uma função social e faz parte da luta pela garantia da cidadania, espera-se que ele seja um sujeito com princípios cidadãos, mesmo os simples e básicos que não se precisa de faculdade para aprender, que são educação e respeito. O jornalista pode enfrentar, questionar, colocar um entrevistado contra a parede de forma educada? Claro que sim! Educada, elegante, respeitosa. Não precisa transformar a entrevista em ‘briga de cumadji’. E educação e respeito se aprende em casa.

Infelizmente, não temos visto muito isso em nossos coleguinhas, especialmente os mais jovens. A turma chega fazendo os pais passarem vergonha. Uma prova disso é o que vemos no vídeo abaixo. Com certeza, deve ter havido algum estresse antes da gravação para ter chegado neste ponto, mas a coleguinha perdeu a razão quando deixou o profissionalismo de lado.




Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe