segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ciclistas "comemoram" segundo aniversário de buraco na ciclovia


Mais uma vez, a descontração e a cobrança marcaram a Bicicletada Aracaju. No último dia 24, os ciclistas pedalaram usando vários tipos de chapéu. A alegria e a animação deram gás para as duas ações da noite.



A primeira foi uma panfletagem no acesso à avenida Tancredo Neves pela avenida Beira Mar. Os ciclistas abriram faixas pedindo a valorização da vida e o compartilhamento do trânsito, além de distribuir os já conhecidos panfletos lembrando os Artigos 201 e 220 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tratam de guardar a distância de 1,5m e reduzir a velocidade ao passar ou ultrapassar um ciclista.



Em seguida, eles se deslocaram para um trecho da ciclovia da avenida Tancredo Neves, onde um buraco que expõe ciclistas a graves riscos completa dois anos. Eles lembraram que o buraco já foi pauta e programa de TV transmitido em rede nacional e foram feitas diversas denúncias à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), mas nada foi feito.



Em junho de 2011, alguns ciclistas, cansados de não ter retorno do poder público, resolveram intervir e fizeram um reparo na tampa do calçamento. Mas foi apenas um arranjo (confira o vídeo Ação Cidadã abaixo). Depois disso, a SMTT chegou a fazer um reparo, mas também em forma de arranjo, colocando pedaço de madeira para sustentar a tampa de concreto. O que não agüentou muito tempo e o buraco voltou a ameaçar a segurança dos ciclistas.



Agora, completando dois anos, o buraco ‘ganhou’ uma festa com direito a bolo de chocolate e velinha de aniversário. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) se pronunciou, informando que a responsabilidade pelo monitoramento das ciclovias é da SMTT e que, mesmo sem ter sido acionada pelo órgão, iria fazer uma avaliação da situação ainda esta semana.

Bicicletada

A Bicicletada é um movimento mundial, horizontal, sem líderes. A ideia é reivindicar o direito de pedalar com tranquilidade, recebendo o respeito dos demais motoristas e sendo tratado como um veículo, exatamente como o Código Nacional de Trânsito vê a bicicleta. A turma se reúne toda última sexta-feira do mês para um passeio leve pela cidade, visando marcar presença no trânsito e reforçar que a bicicleta é um veículo. A concentração acontece no Calçadão da 13 de Julho, às 19 horas, o roteiro é definido na hora, de forma democrática, pelos presentes e qualquer pessoa pode participar. Para conhecer um pouco mais, basta acessar o blog da Bicicletada Aracaju.

Bicicletada do Chapéu, fevereiro, 2012



Ação Cidadã, junho, 2011



Mais uma cobrança, setembro, 2011




Outros links

#correndoatrás, CQC, 2011

Ciclistas realizam Bicicletada do Chapéu em Aracaju

Ciclistas fazem protesto durante pedalada na capital sergipana

Bicicletada é utilizada como forma de protesto em Aracaju

Bicicletada do Chapéu Aracaju


Fazendo arte ...

Carnaval, pouca coisa para fazer, resolvi colocar minhas habilidades manuais em ação.

Primeiro, matei as saudades do Arranha-céu, da Colorama. É bonito este esmalte, viu?!



Você olha para o frasco e não dá nada. Passou na unha, é paixão na certa!

Daí, cismei de fazer nail art. Olha que trabalho bonito, minha gente!



Mentira, people. Isso é de uma cartela de adesivos que estava rolando na minha caixa de esmalte. (Passar esmalte nas unhas já é uma arte, imagina fazer florezinhas e desenhos). Aproveitei o Carnaval e enfiei flores em todas as unhas. Ficou charmosinho.


Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe