segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ciclistas "comemoram" segundo aniversário de buraco na ciclovia


Mais uma vez, a descontração e a cobrança marcaram a Bicicletada Aracaju. No último dia 24, os ciclistas pedalaram usando vários tipos de chapéu. A alegria e a animação deram gás para as duas ações da noite.



A primeira foi uma panfletagem no acesso à avenida Tancredo Neves pela avenida Beira Mar. Os ciclistas abriram faixas pedindo a valorização da vida e o compartilhamento do trânsito, além de distribuir os já conhecidos panfletos lembrando os Artigos 201 e 220 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tratam de guardar a distância de 1,5m e reduzir a velocidade ao passar ou ultrapassar um ciclista.



Em seguida, eles se deslocaram para um trecho da ciclovia da avenida Tancredo Neves, onde um buraco que expõe ciclistas a graves riscos completa dois anos. Eles lembraram que o buraco já foi pauta e programa de TV transmitido em rede nacional e foram feitas diversas denúncias à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), mas nada foi feito.



Em junho de 2011, alguns ciclistas, cansados de não ter retorno do poder público, resolveram intervir e fizeram um reparo na tampa do calçamento. Mas foi apenas um arranjo (confira o vídeo Ação Cidadã abaixo). Depois disso, a SMTT chegou a fazer um reparo, mas também em forma de arranjo, colocando pedaço de madeira para sustentar a tampa de concreto. O que não agüentou muito tempo e o buraco voltou a ameaçar a segurança dos ciclistas.



Agora, completando dois anos, o buraco ‘ganhou’ uma festa com direito a bolo de chocolate e velinha de aniversário. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) se pronunciou, informando que a responsabilidade pelo monitoramento das ciclovias é da SMTT e que, mesmo sem ter sido acionada pelo órgão, iria fazer uma avaliação da situação ainda esta semana.

Bicicletada

A Bicicletada é um movimento mundial, horizontal, sem líderes. A ideia é reivindicar o direito de pedalar com tranquilidade, recebendo o respeito dos demais motoristas e sendo tratado como um veículo, exatamente como o Código Nacional de Trânsito vê a bicicleta. A turma se reúne toda última sexta-feira do mês para um passeio leve pela cidade, visando marcar presença no trânsito e reforçar que a bicicleta é um veículo. A concentração acontece no Calçadão da 13 de Julho, às 19 horas, o roteiro é definido na hora, de forma democrática, pelos presentes e qualquer pessoa pode participar. Para conhecer um pouco mais, basta acessar o blog da Bicicletada Aracaju.

Bicicletada do Chapéu, fevereiro, 2012



Ação Cidadã, junho, 2011



Mais uma cobrança, setembro, 2011




Outros links

#correndoatrás, CQC, 2011

Ciclistas realizam Bicicletada do Chapéu em Aracaju

Ciclistas fazem protesto durante pedalada na capital sergipana

Bicicletada é utilizada como forma de protesto em Aracaju

Bicicletada do Chapéu Aracaju


0 comentários:

Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe