quinta-feira, 1 de março de 2012

'Vou de Bicicleta', série do Jornal da Band, matéria 3/6

O Jornal da Band está exibindo a série especial 'Vou de Bicicleta', falando sobre o uso da bicicleta como meio de transporte. A primeira matéria mostrou a experiência belíssima e inspiradora da cidade de Mauá (SP). A segunda matéria trouxe os Bike Anjos. Nesta terceria matéria, o tema foi legislação.

Infelizmente, esta matéria não foi muito legal, porque acabou reforçando o medo de muita gente e estimulando ainda mais a “revolta” dos motoristas contra os ciclistas. Expressões como “o ciclista é obrigado a dividir a via com os carros”, "ciclistas e motoristas vivem uma guerra diária nas ruas" tem que ser banidas de matérias sobre ciclismo urbano.

Bicicleta é um veículo e tem que usar as vias. Ciclovias e ciclofaixas são ótimas, mas o ciclista tem o direito e o dever de usar as vias. O conhecimento e o respeito às leis já dão proteção suficiente a todos os atores do trânsito.

O problema é que, culturalmente, no Brasil, a bicicleta é encarada como brinquedo, equipamento esportivo ou “alternativa de transporte para pobre”. BICICLETA É UM VEÍCULO e, como tal, tem direitos e deveres, tem regras e tem seu lugar nas vias. Todos tem que compreender isso para já ensinar aos filhos as primeiras pedaladas como um ator do trânsito, um cidadão.

Vamos ler o Código Brasileiro de Trânsito, minha gente?



Na matéria de hoje, eles vão falar sobre experiências de trânsito em grandes capitais. O Jornal da Band vai ao ar às 19h15.


Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe