quarta-feira, 7 de março de 2012

Ciclistas reforçam pedido de educação e cidadania no trânsito

Aracaju foi uma das 39 cidades brasileiras que realizaram a Bicicletada Nacional Extraordinária na noite da última terça, dia 6. O objetivo foi, mais uma vez, cobrar educação, cidadania e segurança no trânsito.

A Bicicletada, que acontece sempre na última sexta-feira do mês em todo o Brasil, teve uma edição extraordinária motivada pelas mortes acontecidas no último final de semana. No dia 2, cinco ciclistas foram atropelados e mortos no trânsito em Belém, Brasília e São Paulo. No dia 3, o ciclista José Adilson dos Santos, 39 anos, também foi atropelado e morto em Aracaju, pedalando na ciclovia da avenida Marechal Rondon, em frente a um condomínio residencial.

Mais de setenta ciclistas se encontraram no Mirante da Praia 13 de Julho e seguiram até o local do atropelamento de José Adilson. Lá, colocaram uma ghost bike em memória do ciclista brutalmente assassinado. “Infelizmente, tivemos que colocar mais uma bicicleta fantasma nas ruas de Aracaju. Eu pergunto ao poder público: quantas bicicletas fantasmas precisaremos ainda colocar até perceberem que já passou da hora de se trabalhar políticas efetivas de educação e cidadania no trânsito para garantir o direito de ir e vir de todos os cidadãos?”, disse Luciano Aranha, presidente da ONG Associação Ciclo Urbano.

A jornalista e cicloativista Aline Cavalcante reforça a reivindicação. “As cidades não podem higienizar estas mortes, simplesmente transformá-las em números. Uma pessoa que opta por andar de bicicleta está fazendo um bem à cidade: não poluindo, diminuindo os transtornos do trânsito intenso, movimentando as ruas, tornando-as mais seguras. Estas mortes não podem ser em vão. É hora de todos repensarem que tipo de cidade querem viver: uma cidade para pessoas ou no império do carro”, disse.

Uma muda de aroeira por plantada no canteiro da avenida Marechal Rondon como símbolo de vida. No próximo dia 30 de março, acontece mais uma edição da Bicicletada em todo o Brasil.

Bicicletada

A Bicicletada é um movimento mundial, horizontal, sem líderes. A ideia é reivindicar o direito de pedalar com tranquilidade, recebendo o respeito dos demais motoristas e sendo tratado como um veículo, exatamente como o Código Nacional de Trânsito vê a bicicleta. A turma se reúne toda última sexta-feira do mês para um passeio leve pela cidade, visando marcar presença no trânsito e reforçar que a bicicleta é um veículo. Em Aracaju, a concentração acontece no Calçadão da 13 de Julho, às 19 horas, o roteiro é definido na hora, de forma democrática, pelos presentes e qualquer pessoa pode participar. Para conhecer um pouco mais, basta acessar o blog da Bicicletada Aracaju.

Outros Links:

Mais fotos no Facebook da Bicicletada Aracaju

Bicicletada em Aracaju protesta contra a violência no trânsito


Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe