quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ciclo Urbano finaliza pesquisa sobre demandas pelo uso da bicicleta


Com o intuito de incluir o uso da bicicleta em Aracaju no debate político, a ONG Associação Ciclo Urbano realizou uma pesquisa junto aos ciclistas para identificar as prioridades elencadas pelos cidadãos de Aracaju (ciclistas ou não).

“Temos em mãos um estudo para apresentarmos aos candidatos à Prefeitura de Aracaju nas Eleições de 2012. Ainda que qualquer obra ou ação que envolva dinheiro público tenha de estar contida nas leis que moldam e executam os orçamentos públicos, esta pesquisa servirá de base para colocarmos nossas demandas no debate público e, no momento de discutir o orçamento, propormos emendas nas Leis que envolvem o orçamento municipal”, explica Luciano Aranha, presidente da Ciclo Urbano.

A pesquisa esteve disponível no site da ONG de 25 de junho a 20 de julho, através da plataforma Google Docs, e foi baseada na iniciativa da Associação de Ciclistas em São Paulo.

Duzentas e trinta e nove pessoas, de 28 bairros de Aracaju, além das cidades de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, com idas entre 14 e 66 anos, participaram da pesquisa. Dos participantes, foram 77,8% homens e 22,2% mulheres. Dezessete por cento usam a bicicleta diariamente, 70% usam esporadicamente e 13% não usam a bicicleta.

Dentre as principais reivindicações, estão a boa formação de ciclistas e motoristas, além de ações educativas e de fiscalização entre todos os atores do trânsito (pedestres, ciclistas, motoristas e motoristas profissionais) para melhor convivência e segurança.

Ações de infraestrutura também apareceram no topo das reivindicações. Manutenção e conservação de ciclovias e estacionamento adequado (bicicletários e paraciclos) em espaços públicos e privados de grande circulação de pessoas foram alguns dos itens.

“Agora, vamos entregar este documento aos candidatos aos cargos majoritários e proporcionais que queriam assumir um compromisso por uma Aracaju melhor”, disse Aranha.

O relatório completo da pesquisa está à disposição no site da ONG Associação Ciclo Urbano.


Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe