quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Aracaju une forças pelo planeta

No dia 24 de setembro, acontece o Moving Planet, uma grande manifestação pública para se ir além dos combustíveis fósseis e exigir soluções climáticas. A iniciativa é da 350.org, que decidiu unir forças no mundo inteiro para mostrar que é possível viver num mundo sustentável.
Esta ação vai acontecer em vários lugares em todo o mundo e Aracaju está inserida no roteiro com uma intensa programação, envolvendo várias formas de mobilidade sustentável, livres de combustíveis fósseis. Para quem quer participar de bicicleta, a concentração será às 15 horas, na Praça Fausto Cardoso, de onde sairá um passeio ciclístico até a Praia 13 de Julho.

Para quem quer participar a pé, de skate, patins e outras modalidades, pode ir direto para a 13 de Julho, onde estarão acontecendo diversas atividades culturais. A culminância será com chegada do passeio ciclístico ao calçadão.

No Brasil, além de Aracaju, participam também Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As demandas são parecidas entre as cidades: plano de mobilidade urbana, melhoria e priorização dos transportes público e alternativos, como bicicletas, skates, entre outros, mais ciclovias, mais áreas verdes.

O Moving Planet em Aracaju conta a cada dia com novos parceiros e apoiadores, como os diversos grupos de ciclismo, Emsurb, Movimento Popular Ecológico de Sergipe (MOPEC-SE), OAB-SE, Programa Mais Educação, Projeto Canto Vivo, Salesiano, SESI, SMTT, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e tem o patrocínio de Banese Card, Deso, 3E Eficiência Energética e Suburbia.

Sobre a 350.org

A 350.org é uma campanha internacional que visa criar um movimento para unir o mundo em torno de soluções para a crise climática. Sua missão é inspirar o mundo para que este se erga à altura do desafio da crise climática, criando um novo sentido de urgência e de possibilidade para o nosso planeta.

Seu centro é o número 350 – partes por milhão de CO2. Segundo cientistas, se o mundo não ficar abaixo desse número, os eventos extremos, que são já visíveis, e os demais prejuízos ocasionados pelo aquecimento global se tornarão cada vez mais frequentes e graves.

Em outubro de 2009, coordenou 5.200 marchas e manifestações simultâneas em 181 países, ao que a CNN chamou de ‘o mais abrangente dia de ação política na história do planeta’. No dia 10/10/10, milhares de pessoas participaram da ‘festa global de trabalho’ em todo o mundo. Foram 7.374 ações em um mesmo dia. As pessoas instalaram painéis solares, plantaram jardins comunitários, buscaram suas próprias soluções climáticas no intuito de passarem uma forte mensagem aos líderes mundiais: ‘Se nós podemos meter mãos à obra para trabalhar em soluções para a crise climática, vocês também podem’.

O Moving Planet propõe grandes marchas que demandem as mudanças necessárias para que se tenha um futuro sem combustíveis fósseis, que é a principal causa de emissão de CO2 na atmosfera e, consequentemente, o principal causador da crise climática.

Serviço:

O que: Moving Planet – um dia para ir além dos combustíveis fósseis

Quando: 24 de setembro de 2011, às 15h

Onde: Praça Fausto Cardoso, para as bicicletas; Calçadão da 13 de Julho, para os demais participantes

Saiba mais: http://www.moving-planet.org/pt/events/br/aracaju/988 // http://world.350.org/brasil


Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe