quarta-feira, 9 de junho de 2010

Apoema Cosméticos abalando na moda

A Apoema Cosméticos já andou abalando por aqui, mas, a partir de agora, vai abalar ainda mais. Fechamos uma parceria abalística e quem é que vai ganhar com isso? Você, leitor, obviamente. O primeiro sorteio já está sendo organizado e será anunciado em alguns dias.

A marca da Apoema é o comprometimento com o meio ambiente e a saúde. Trabalhando com matérias-primas naturais e orgânicas, a Apoema desenvolve produtos sem corantes artificiais, sem parabenos, sem testes com animais, tudo pensando no bem-estar do consumidor e natureza.

Originária de São Paulo, já tem no mercado hidratantes para o corpo e para as mãos, sabonetes líquidos e body splashs e deverá lançar ainda este semestre, uma campanha e um selo socioambiental intitulados “Adote Essa Pegada”, em parceria com a Agência Nacional de Direitos dos Animais (ANDA). A campanha conta com apoio de vários artistas e lançará produtos socioambientais que serão vendidos para dar suporte à proteção do meio ambiente e aos direitos dos animais. O primeiro produto a levar o selo, é o aromatizador de ambientes orgânico de Capim Santo da APOEMA APOIA (marca socioambiental da APOEMA).

O Abalando na Moda bateu um papo com Carla Strafacci, diretora de Marketing da Apoema.

Abalando na Moda - Como surgiu a Apoema/iah cosmetics? A propósito, o que significa Apoema?

Carla Strafacci - Apoema é uma palavra Tupi-guarani que significa “aquele que vê mais longe”, que tem absolutamente tudo a ver com nossa visão de empresa, produtos de primeira qualidade feitos sem agredir nenhuma forma de natureza, pensando do futuro.

AbM - Qual o diferencial da Apoema/iah cosmetics?

CS - Produzir cosméticos de qualidade com matéria-prima natural sem nenhum ativo derivado de sacrifício animal nem testados em animais, produtos de qualidade não precisam desse tipo de matéria-prima, a natureza já nos oferece matéria-prima maravilhosa em nossa flora e, mesmo assim, ainda devemos procurar fornecedores éticos, que ofereçam documentação de origem rastreada de seus produtos incentivando sempre a cultura sustentável e nunca predatória.

AbM - Por que trabalhar com produtos naturais, sem origem animal, sem conservantes e o que os parabenos fazem que eles estão fora de seus produtos?

CS - Trabalhar com produtos naturais, em primeiro lugar, é extremamente prazeroso. Nossa flora é muito rica e tudo o que precisamos está a nossa disposição em abundância – obviamente sempre com critério, por isso o cuidado com a escolha de fornecedores. Além de todos esses motivos, não consigo admitir qualquer tipo de crueldade com nenhum ser vivo! Para nós é impensável sacrificar um animal para se obter qualquer produto ou matéria-prima. Isso é inadmissível! Somos seres dotados de inteligência, pesquisadores por excelência! Todos os dias surgem novas aplicações para folhas, raízes, flores, frutas, verduras, legumes, sementes e até mesmo cascas, caroços... Há uma infinidade de matérias-primas que nem foram descobertas ainda! Vamos deixar os animais em paz!

Conforme estudo realizado na Universidade de Reading, Reino Unido, e publicado em janeiro de 2004 no Journal of Applied Toxicology, os conservantes parabenos apresentam propriedades estrogênicas, ou seja, se comportam como se fossem o estrogênio, um hormônio feminino. Há no mundo dos cosméticos uma enorme utilização de produtos contendo Parabenos por gestantes, lactantes, crianças e pacientes sob tratamentos diversos como câncer, reposições hormonais e terapias crônicas. Hoje, o mercado possui preservantes naturais ou mais modernos que, até o momento, demonstraram segurança, permitindo aos formuladores o desenvolvimento de formulações mais seguras.

O mesmo jornal publicou que o uso de parabenos em produtos cosméticos destinados à aplicação na área axilar (como desodorantes, por exemplo) deve ser reavaliado, pois estudos recentes levantaram a hipótese de que o uso dele nessa região pode estar associado ao aumento da incidência de câncer de mama, o que foi confirmado em teste realizado recentemente.Os parabenos podem ser identificados nas formulações dos cosméticos e desodorantes com diversas nomenclaturas: Parabens, Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben e Butylparaben. Portanto, após a leitura de vários estudos sobre o assunto optamos pelo uso de conservantes sem parabenos, mesmo que outras linhas de estudo avaliem os parabenos positivamente.

AbM - Quais a características da linha Apoema Fruits? Qual foi a inspiração?

CS - Podemos citar algumas características principais: são produtos livres de qualquer sacrifício animal, de parabenos e com matéria-prima vegetal, como manteigas, óleos e extratos. A inspiração veio de doces caseiros feitos com frutas fresquinhas colhidas no pomar. Cresci em fazenda e era uma delicia comer aquelas frutas fresquinhas ou os doces feitos com elas. Sei que atingimos nosso objetivo quando alguém usa um hidratante corporal Vitamina de Banana por exemplo, e exclama: “Humm!!! Que água na boca...!”

AbM - Apesar de ser uma novidade (e uma excelente novidade), vocês já estão presente no Norte e Nordeste, regiões sempre esquecidas. Você teve algum incentivo específico, algum interesse peculiar em mandar seus produtos para cá?

CS - Bem, o primeiro grande incentivo veio de uma grande amiga nossa, a Sonia Pedrosa, que é de Aracaju e quis levar os produtos para sua cidade natal. Aliás, a Sonia os levou para Aracaju e para Paris! Na época, uns meses atrás, achamos até graça “conexão Aracaju-Paris”. Pouco tempo depois, fizemos um evento em São Paulo que nos colocou em contato com alguns representantes que estão “desbravando” a região e estamos muito felizes com o trabalho que vem sendo feito, aliás, obrigada Ricardo!

AbM - Carla, qual sua formação? Como surgiu seu interesse por cosméticos?

CS - Sou publicitária de formação com especialização em design de embalagens e MBA em comunicação empresarial com ênfase em marketing. Trabalhei um tempo na Flórida com desenvolvimento de produtos e mais tarde na indústria de brinquedos com desenvolvimento de produtos e embalagens e em uma multinacional com bens de consumo, mas, desta vez, com trade marketing. Nos últimos seis anos, fui diretora de novos alunos da St Nicholas, uma escola internacional aqui de São Paulo. Sempre fui apaixonada por animais, verde, meio ambiente, tanto que durante esse tempo cheguei a ser sócia de um criadouro conservacionista na intenção de trabalhar com educação ambiental, até que surgiu uma oportunidade de desenvolver produtos cosméticos naturais e vi a chance de unir todo conhecimento adquirido em meu caminho e aplicar nessa que é uma área deliciosa! Quando essa oportunidade apareceu, chamei o Paulo Calabro para ser meu sócio, pois seria impossível tocar tudo sozinha. Assim, nos dedicamos àquelas áreas nas quais temos maior expertise e, no final, regemos a orquestra juntos!

Entre no site da Apoema e encontre o ponto de venda mais próximo de sua casa.

Olha a Apoema no Pequenas Empresas, Grandes Negócios



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