quinta-feira, 25 de abril de 2013

Coordenação de Polícia Civil e ciclistas conversam sobre segurança


A delegada Viviane Pessoa, coordenadora de Polícia Civil da Capital (Copcal), recebeu uma comissão de ciclistas para falar sobre segurança. A ideia é discutir ações que possam inibir assaltos a ciclistas em Aracaju.

A proposta desta reunião surgiu numa discussão numa rede social numa postagem em que uma ciclista relatava uma tentativa de assalto. A fotógrafa Moema Costa havia sido perseguida por dois homens armados em um ciclomotor, numa noite de domingo, na avenida Beira Mar. “Muitos ciclistas já tem evitado alguns trechos de ciclovia justamente pelo risco de assalto”, disse Moema.

Na reunião, as ciclistas apresentaram uma série de informações. Segundo elas, existem várias formas de assalto e a mais comum tem sido a ‘armadilha’ nas ciclovias. “Eles colocam um obstáculo obstruindo a ciclovia, geralmente uma bicicleta deitada, como se estivesse quebrada. Você acaba obrigado a reduzir ou até descer de sua bike para desviar e é neste momento que acontece o assalto”, disse Magda Celine.

De acordo com as informações apresentadas, os pontos mais críticos tem sido a ciclovia da avenida Heráclito Rollemberg e a ciclovia da avenida Beira Mar, desde o Parque da Sementeira, agravando-se na altura do semáforo da avenida Murilo Dantas até o terminal de ônibus da Atalaia. Não há um horário ‘preferido’ pelos bandidos e os assaltos acontecem sempre à mão armada, com arma branca ou de fogo.

Assaltos também tem acontecido em trilhas de mountain bike, quando ciclistas pedalam por trechos de zona rural e até mata fechada. “Um ponto que já está muito visado é a trilha da Cabrita, no povoado Aloque”, informou Magda.

Para a delegada Viviane Pessoa, estas informações são extremamente importantes, mas elas devem chegar a polícia de maneira formal, que é através do registro da ocorrência.

“Toda e qualquer informação é importante. Para a vítima, pode ser uma bobagem mas, para a polícia, ela é muito valiosa. Por isso é necessário registrar o boletim de ocorrência numa delegacia”, explicou. “E é com o registro das ocorrências que podemos saber que estes crimes estão acontecendo, investigar e por fim acabar com eles”, acrescentou.

Para agilizar a coleta de informações, de 25 de abril até 3 de maio, o cartório da Copcal estará disponível para que todos os ciclistas que foram vítimas de assalto registrem as ocorrências. “Mesmo que o assalto tenha ocorrido no ano passado, por exemplo, a vítima pode vir aqui registrar o boletim”, explicou a delegada. “Quando estivermos de posse destas informações, poderemos dar início ao nosso trabalho de investigação”, acrescentou.

Depois disso, haverá uma nova reunião com a comissão de ciclistas para definir ações. Esta reunião deverá contar com a presença também da Polícia Militar, que receberá os dados para planejar o policiamento ostensivo.

O cartório da Copcal fica na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), na Praça Tobias Barreto, bairro São José. O horário de atendimento será das 8h às 12h e das 14h às 18h.


Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe