quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Aracaju realiza seminário para debater Plano de Mobilidade Urbana

Nos dias 2 e 3 de fevereiro a Prefeitura Municipal de Aracaju, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realiza o I Seminário de Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju (PDMU). O objetivo é debater com a sociedade os rumos da mobilidade urbana na capital para os próximos dez anos. A abertura do evento será às 17h, no auditório do Centro de Convenções de Aracaju (CIC); já no segundo dia o seminário começa às 7h. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local durante os dois dias do evento.

O espaço é aberto para toda a sociedade. “Queremos ouvir as necessidades dos cidadãos de todas as classes sociais para que possamos trabalhar cada parte da mobilidade. Quando falamos de mobilidade não estamos falando só de veículos particulares, estamos falando do transporte coletivo, das motocicletas, bicicletas e da acessibilidade do pedestre. As pessoas precisam se locomover e o seminário vem no intuito de debater de que forma esta mobilidade vai existir para atender as demandas de toda a população”, destaca a arquiteta do Departamento de Planejamento e Sistema (DPS) da SMTT, Karinny Velame.

Além do seminário serão realizadas audiências públicas nos bairros de Aracaju, durante o mês de fevereiro, para que toda a sociedade possa contribuir com a construção do PDMU. Os cidadãos ainda terão um espaço no site da mobilidade (www.smttaju.com.br) para deixar suas sugestões e opiniões. “Vamos analisar todas as propostas que chegarem, seja através do site ou nas audiências públicas. Para isso, estamos formando uma equipe de técnicos da SMTT, da empresa Rua Viva [empresa contratada para desenvolver o Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju] e de outros órgãos como Emsurb e Emurb, que estudarão todas as sugestões dadas pela população. Faremos o máximo para atender a todos”, coloca a arquiteta.

Mobilidade Urbana
Mobilidade urbana é a capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano para a realização das atividades do dia a dia, (trabalho, educação, saúde, lazer, etc.) em tempo considerado ideal, de modo confortável e seguro. Falar de mobilidade é falar da organização do fluxo da cidade e da maneira mais adequada de oferecer acesso a população aos mais diversos espaços urbanos, de forma economicamente viável e sustentável.

“Pensar mobilidade urbana é pensar no direito de ir e vir de cada cidadão, é pensar na sua melhora de qualidade de vida, através da democratização dos espaços da cidade. Por isso, fazemos o chamamento de toda a sociedade para debatermos de forma concisa os rumos que queremos para o desenvolvimento da mobilidade urbana em nossa cidade. Os espaços estão abertos e é fundamental o engajamento e a participação ativa da população para que possamos construir o PDMU da forma mais democrática possível”, afirma o gestor da SMTT, Antonio Samarone.

Programação

Dia 02/02/2012

17h – Credenciamento

19h – Abertura do seminário: Soluções para a cidade seguir em frente

• Prefeito Edvaldo Nogueira

• Nazareno Stanislau Affonso (Arquiteto e Urbanista da Mobilidade – Representante da empresa Rua Viva)

• Luiza Gomide (Diretora do Departamento de Mobilidade Urbana da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana)

Dia 03/02/2012

7h – Credenciamento

8h – Mobilidade que queremos

• Representante da SMTT

• Representante da UNIT

• Representante da Juventude (DCE UFS)

• Representante dos Engenheiros (CREA)

10h – Coffe Break

10h:30 – Mobilidade que queremos

• Representante das ONG’s (Sociedade Semear)

• Representante do Movimento Popular

• Representante dos Grupos Vulneráveis

• Representante dos Arquitetos (CAU/IAB)

12h:30 – Encerramento do seminário

Fonte: Prefeitura de Aracaju


Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe