quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sindicatos dos jornalistas e dos radialistas discutem unificação

Na noite da terça-feira, 27/9, dirigentes do Sindicato dos Radialistas (Sterts) e do Sindicato dos Jornalistas (Sindijor) estiveram reunidos no primeiro encontro das duas direções para discutir a unificação dos sindicatos. Sonho alimentado há muitos anos, o objetivo é formar o Sindicato dos Comunicadores de Sergipe, o Sindicom-SE, que reuniria as duas categorias, contemplando as bases por ramo de atividade da Comunicação Social.

Na reunião, os dirigentes dos dois sindicatos foram unânimes em apontar o momento como ideal para discutir e efetivar a fusão. Nos últimos três anos, Sindijor e Sterts têm caminhado juntos nas campanhas salariais e em todas as lutas das duas categorias, obtendo importantes vitórias para os trabalhadores.

Fato marcante foi a paralisação na TV Sergipe, ocorrida em 4 de abril deste ano, quando os dois sindicatos e os trabalhadores da emissora tiraram o programa Bom Dia Sergipe do ar, como forma de protesto contra a gestão truculenta do seu diretor administrativo, Paulo Siqueira que, com a pressão dos trabalhadores e dos sindicatos, acabou perdendo o cargo.

“O momento é extremamente positivo. Os dois sindicatos já vêm atuando juntos, o que vem fortalecendo a luta das duas categorias. Penso que se temos os mesmos patrões e as mesmas bandeiras de luta, nada mais natural que unirmos os dois sindicatos num só, muito mais forte”, externou Nadja Soares, dirigente do Sindijor.

“Vejo como um passo fundamental na luta dos comunicadores de Sergipe a unificação dos dois sindicatos. O momento é ideal. Já demos mostras concretas de como a luta unificada é positiva. Basta lembramos da paralisação na TV Sergipe e as campanhas salariais. Não fosse a unidade dos dois sindicatos, os resultados poderiam não ter sido bons como foram. Vamos caminhar juntos para concretizar esse sonho, de unir as duas categorias numa só”, explicou Fernando Cabral, presidente dos Radialistas.

Como resultado da primeira reunião, ficou deliberado que um seminário será realizado após o 9º Congresso Nacional dos Radialistas, que acontece no mês de outubro, em Aracaju, e que grupos de trabalho serão formados para estudar e apresentar propostas de unificação das convenções coletivas das duas categorias, proposta de Estatuto para o Sindicom, e estudo sobre finanças e patrimônio. Uma nova reunião ficou marcada para o dia 11 de outubro próximo.

Fonte: Sindijor-SE


Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe