sábado, 3 de março de 2012

Ciclistas farão protesto em todo o país no dia 6; Aracaju terá ghost bike

Depois das mortes de ciclistas na última sexta, dia 2, todos atropelados no trânsito, ciclistas de todo o país farão protesto em todo o Brasil na próxima terça, dia 6. Será mais uma bicicletada de protesto, pedindo mais paz, respeito e cidadania no trânsito. Foram cinco ciclistas atropelados e mortos em Belém, Brasília e São Paulo, no último dia dois, e um em Aracaju, no sábado, dia 3.

Em Aracaju, a Bicicletada vai se concentrar em frente ao mirante da Praia 13 de Julho, às 19 horas, no dia 6 de março. Os ciclistas irão, de luto e com velas, colocar uma ghost bike na avenida Marechal Rondon, onde o ciclista José Adilson dos Santos, 39 anos, foi atropelado e morto no último sábado.


Dia da Mulher terá passeio ciclístico cycle chic

No próximo dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher vai ser comemorado de uma forma diferente em Aracaju. É o Pedal das Divas, um passeio ciclístico promovido pela ONG Associação Ciclo Urbano, que conta com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde, através da Coordenação de DST/AIDS e da bicicletaria Magazine Bike Show. A concentração será às 19h, no Calçadão da 13 de Julho. O passeio seguirá até a Passarela do Caranguejo, onde haverá distribuição de folheteria sobre saúde e trânsito.

“Há anos, as mulheres lutam pela liberdade, pela garantia de seus direitos, pelo respeito, pela saúde. E pedalar é sinônimo de liberdade e respeito a si mesmo, porque você exerce seu direito de ir e vir, do seu jeito, no seu tempo e ainda cuidado de sua saúde”, disse Elisângela Valença, assessora de Comunicação da Associação Ciclo Urbano.

Para participar do passeio, tem apenas uma regrinha. “Todo mundo tem que deixar a roupa de ciclista em casa. O dia 8 é um dia de festa, dia de comemorar a mulher, então, nada de roupa de ciclista, de atividade. Todo mundo participando no estilo cycle chic, que nada mais é do que pedalar com roupas comuns que a gente usa para trabalhar, passear”, acrescentou. E os rapazes também estão convidados. “O passeio é pelo dia da mulher, mas o pedal é para todos”, finalizou.

Cycle chic


A cultura cycle chic começou oficialmente quando o fotógrafo Mikael Colville-Andersen resolveu reunir num blog as fotos que fazia pelas ruas de Copenhague, capital da Dinhamarca, de homens e mulheres pedalando com estilo, acompanhando as tendências da moda, e se deslocando pelas ruas da cidade para o trabalho, a escola, a faculdade. O termo ‘oficialmente’ não foi à toa. Há anos, os europeus usam a bicicleta como meio de transporte nas cidades, como uma forma consciente e cidadã de tornar as cidades mais humanas e limpas, como devem ser.

Foto: Mikael Colville-Andersen
A foto que foi considerada o início de tudo é de um momento simples: uma garota esperando o sinal abrir, muito bem vestida, com sua bolsa presa ao bagageiro, indo para qualquer lugar na cidade, de bicicleta.

No Brasil, o maior movimento cycle chic está na cidade de Curitiba. Conheça mais sobre o cycle chic nos blogs Curitiba Cycle Chic e Copenhagen Cycle Chic.


'Vou de Bicicleta', série de Jornal da Band, matéria 5/6

O Jornal da Band está exibindo a série especial 'Vou de Bicicleta', falando sobre o uso da bicicleta como meio de transporte. A primeira matéria mostrou a experiência belíssima e inspiradora da cidade de Mauá (SP). A segunda matéria trouxe os Bike Anjos. Na terceira matéria, o tema foi legislação. A quarta trouxe as experiências de grandes cidades. A quinta matéria mostrou a redescoberta da bicicleta pelo brasileiro. Uma matéria linda, mostrando como a bicicleta reúne amigos e famílias. #emocionada



Na última matéria, que vai ao ar hoje, conheceremos o mercado das bicicletas: modelos, tipos, valores ... O Jornal da Band vai ao ar de segunda a sábado, às 19h15.


Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe