quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Volta do diploma aprovada em 1ª votação no Senado

Com informações do G1

E o dia está sendo de boas notícias para os comunicadores. Depois do anúncio do mestrado em Comunicação na Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Senado Federal (finalmente) votou a PEC 33/2009, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) pela votla da exigência do dipoma para o exercício do Jornalismo.

A votação em primeiro tunor no Senado teve 65 votos a favor e sete contra.

"Arguir que a profissão de jornalista criaria embaraço para a liberdade de expressão e do pensamento é um verdadeiro escárnio. O que cria embaraço para a expressão da liberdade de pensamento é o monopólio na mídia", afirmou Arruda.


O líder do PT, Humberto Costa (PE), pediu à bancada que votasse a favor da PEC. "Entendemos que isso é extremamente justo", afirmou.

Para Aloysio Nunes (PSDB-SP), a atividade de jornalista "é instrumento ligado à liberdade de expressão. Nâo cabe nenhum tipo de restrição".

Fernando Collor (PTB-AL) disse que a proposta é o "embrião para o controle 'social' dos meios de comunicação". "Nesses últimos anos, esses cursos de jornalismo, o que mais têm feito, é formar analfabetos funcionais", criticou.

A matéria vai passar por uma segunda votação no Senado, ainda sem data definida. Sendo aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados. Caso haja alterações na Câmara, a PEC volta para nova apreciação no Senado.

A exigência do diploma foi derrubada em junho de 2009 pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, por oito votos a um, os ministros atenderam a um recurso protocolado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF), que pediam a extinção da obrigatoriedade do diploma.

Acompanhe mais informações:

Senado aprova exigência de diploma para jornalista

Senado aprova em primeiro turno diploma obrigatório para jornalistas

Senado aprova em 1º turno PEC que exige diploma para exercício da profissão de jornalista

Aprovada em primeiro turno PEC dos Jornalistas

Primeira vitória: Aprovada em primeiro turno PEC dos Jornalistas



Entenda aqui:

Diploma de jornalista: a hora é de pressionar #DiplomaJá


Essa é pra comemorar: mestrado em Comunicação na UFS

Direto do Portal UFS:

Capes aprova mestrado em Comunicação


Curso pretende ofertar 10 vagas anuais; aulas devem começar em março

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) aprovou a criação do curso de mestrado em Comunicação da UFS. O resultado saiu na manhã desta quarta-feira, 30. Segundo o coordenador do projeto Carlos Eduardo Franciscato, a ideia é oferecer 10 vagas anuais, mas os detalhes sobre a seleção serão conhecidos após reunião entre o colegiado do curso e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap). A intenção é que as aulas comecem em março de 2012.

O público-alvo concentra-se entre os formados que tenham a área de comunicação como objeto central de pesquisa, preferencialmente nas duas linhas que contemplam o curso: 1) Produtos, Processos e Discursos Midiáticos; e 2) Cultura, Economia e Políticas da Comunicação.

Segundo o professor Franciscato, o curso é “fundamental como necessidade de qualificar a área de comunicação, mas também como capacidade de estimular o desenvolvimento da compreensão mais profunda a partir dos fenômenos da comunicação no ambiente local e regional e sua relação com a dimensão nacional e internacional. O programa vai qualificar tanto no que se refere ao nível acadêmico como os profissionais da área, a partir da reflexão das suas atividades”.

A Capes concedeu nota 3 - numa escala que vai de 1 a 5 -, o que é considerado padrão para iniciar um curso de mestrado. Em outubro, entraram na grade de pós-graduação da UFS mais dois cursos: Filosofia e Odontologia. Agora, a UFS passa a contar com 35 mestrados e oito doutorados (conheça-os aqui).

Assim que o edital de Comunicação estiver pronto o Portal UFS o publicará.

Ascom/UFS


Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe