sexta-feira, 6 de julho de 2012

How do I do: fuxico

Não, não é fofoca. É fuxico mesmo, aquele babadinho que se faz para bordar roupa, ou até mesmo fazer a roupa inteira, colcha, passadeira... Apesar de o dicionário dizer que é uma "costura mal feita", é uma coisinha muito fofa! E sabe toda aquela reclamação que você ouve de sua avó, que você não sabe fazer nada, que na época dela toda menina aprendia a bordar, a costurar e etc.? Pois é, você dá valor a tudo isso quando vai num armarinho e te cobram o olho da cara por uma bainha!

Não sou uma exímia artesã, como minha irmã, que faz as peças belíssimas da Lenna Lis, mas até que me viro de vez em quando em artes manuais. Não vou dizer que sei fazer crochê, mas fazia várias bolsas na adolescência. Ganhei até uns trocados com as encomendas das colegas do colégio. Quando queria fazer alguma coisa, explicava para minha mãe e ela ia guiando: “dê duas laçadas, suba, passe por baixo, prenda pulando um espaço ...” e assim fazia bolsa, camiseta, cardigã.

De vez em quando, incursiono por essa área, como já mostrei aqui. Minha última aventura no mundo da costura foi para dar uma animada num vestidinho que comprei para a Bicicletada do Arrasta Pedal, que até comentei no post da priquitinha. Marilene, Magda e eu nos juntamos para bordar o vestido e a calça dos noivos da quadrilha. Prendemos bandeirolas que deram um charme para as roupas.



Acabei me empolgando e convoquei mamis para a missão de incrementar o meu vestido. E ficou super fofis.






Gente, essa coisa de brincar de bordar e costurar é muito legal. Além de virar um momento lúdico em família (até meu pai se envolveu com a história), serve para incrementar peças de seu guarda-roupa, como aquela camiseta básica que você nem aguenta mais olhar para a cara, além de dar um toque especial e único para sua roupa.

Há uma infinidade de coisas que você pode usar e fazer. Tem fuxico, miçangas, lantejoulas (de várias cores e formas), às vezes um pedaço de pano pode virar uma flor, um aplique legal numa calça. Use a criatividade e suas habilidades.

Para o fuxico, você vai precisar de tecido, linha, agulha, tesoura, caneta para marcar o tecido, algo como um copo para fazer o molde (você decide o tamanho), o que você vai usar para decorar o fuxico e a peça de roupa a passar pelo upgrade.



Risque os moldes no tecido e depois corte com cuidado.



Pegue a linha e a agulha e vá alinhavando na borda do tecido. Você tem a opção de ir fechando a bainha do fuxico. Isso é legal porque você pode fechar o fuxico sem adereços, mas leva muito mais tempo e dá muito mais trabalho. Opte pelo que ficar melhor no resultado final.



Depois de alinhavar toda a peça, puxe a linha apertando tudo e ele vai fechar como um saquinho. Arremate e arrume. Depois, é só montar o que você quer: bordar uma peça, fazer uma ...




Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe