sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Natura por perto até dia 19

Alguns dos 94 perfumes da Natura
Até a próxima segunda, dia 19, você pode conferir as novidades e aprender mais sobre perfumaria. É o projeto ‘Natura por Perto’, que vem mais uma vez a Aracaju. Nesta edição, a Natura trouxe seu caminhão e está no estacionamento do Shopping Riomar.
No caminhão, é possível participar de palestras e oficinas sobre perfumaria para conhecer melhor o que é um perfume, como ele é formulado, como escolher o seu, além de receber dicas de automaquiagem. O maquiador desta edição é o Tiago Birolini.

O foco desta edição do Natura por Perto é perfume e não é à toa. O Brasil assumiu, no último ano, a primeira colocação no mercado mundial de perfumaria, sendo seguido pelos Estados Unidos, Alemanha e França. Para o ser humano, o cheiro tem apelo emocional, evocando lembranças, sentimentos e até estimulando atitudes.


A linha de makeup Aquarela está com
uma cartela de cores para todos os tons
Como o Brasil é um país continental e marcado pela diversidade, as preferências pelos cheiros são bem diferentes nas regiões do país, mas o perfume tem papel fundamental na vida do brasileiro. Nas regiões Sul e Sudeste, o perfume aparece em ocasiões especiais e marcantes. Já no Norte e Nordeste, o perfume aparece na rotina diária. “Estas regiões são marcantes pelos cheiros, dos temperos, dos banhos de cheiro, das ervas. Aqui, todo mundo se perfuma e muito, seja com uma lavandinha ao sair do banho, ou com um perfume opulento para uma festa”, disse Danielle Barbizan, gerente de Cultura Olfativa da Natura.
E foi este ‘culto’ aos cheiros que atraiu os olhos da Natura para as regiões Norte e Nordeste. Surgiu o projeto Perfumes do Brasil e começou-se a pesquisar biodiversidade brasileira e a se obter os óleos essenciais para a confecção de seus produtos. Hoje, a Natura possui treze óleos essenciais exclusivos, 94 perfumes em sua cartela e a pesquisa pelos cheiros continua em todo o país.

Números

Danielle Barbizan em entrevista
para a TV Atalaia
E todo este investimento tem rendido grandes resultados. Em meio aos mais de 800 perfumes novos lançados, em 2010, no ranking dos dez perfumes mais vendidos no Brasil, entre os femininos, apenas o nono lugar não era um perfume Natura. Entre os masculino, apenas o segundo lugar foi para uma outra empresa. Todos os demais colocados são perfumes da Natura.

“A Natura é uma empresa 100% brasileira. Nós fazemos perfumes para nós mesmos, os brasileiros. Estamos sempre de olho no que acontece no mundo, nas tendências e trazemos para a nossa realidade”, disse Danielle. Mas isso não impede o crescimento internacional da marca. A Natura possui uma loja na Champs-Élysées, uma das avenidas mais famosas de Paris. “Mas lá também se compra sob encomenda, com um consultor Natura”, informou Danielle. A empresa conta com dez mil consultores na Europa, cem mil na América Latina e um milhão de consultores no Brasil.

Misturinha de perfumes

Todo mundo já acostumou a fazer as famosas ‘misturinhas’. É mistura de esmalte, de base, de batom, mas de perfume pouca gente se arrisca. “Para falar a verdade, nunca imaginei misturar perfume. Misturar cheiro? Isso é novidade para mim”, disse a jornalista Leila Soares. “Para mim, foi uma grande surpresa misturar perfume. Admito que tive medo do resultado, mas me surpreendi”, disse a jornalista Juliana Carvalho.

“O mix de perfumes acaba gerando uma fragrância única. Só você sabe a quantidade de cada perfume que você colocou”, disse Danielle Barbizan, gerente de Cultura Olfativa da Natura.

Para fazer a misturinha de perfumes, você tem que estar atento à porcentagem de fragrância de cada um. Uma água de banho, por exemplo, tem porcentagem de fragrância menor que um perfume mais opulento, um perfume de ‘noite’, por exemplo. “Os perfumes devem ter a porcentagem de fragrância parecida para que um não supere o outro, para que se tenha o real resultado da combinação que é um terceiro cheiro”, explicou Danielle.

Outro ponto importante é a combinação do leque olfativo. “Um perfume cítrico, por exemplo, pode ser misturado a qualquer outro, seja floral, adocicado. Uma mistura legal é o Perfume do Brasil Priprioca com o Essencial clássico feminino”, disse.


Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe