terça-feira, 23 de agosto de 2011

Qual meio de transporte é mais eficiente nos deslocamentos em Aracaju?

Essa é a pergunta que o Desafio Intermodal, pelo quarto ano consecutivo, se propõe a responder


O Desafio Intermodal 2011 vai testar, nesta quinta-feira (25), o tempo gasto para se locomover em Aracaju de diferentes formas. Cerca de 15 pessoas participarão em diferentes modais e devem sair da Praça Olímpio Campos, em frete do Palácio Museu Olímpio Campos, com destino ao Teatro Tobias Barreto, no Distrito Industrial de Aracaju. Vão estar presentes ciclistas, cadeirantes, carros, motos, e skatistas.

A iniciativa da ONG Ciclo Urbano, tem como intenção promover o debate sobre formas alternativas de mobilidade urbana em Aracaju. O desafio não é uma competição, na medida em que os participantes não estão lutando para chegar primeiro. Estão apenas reproduzindo um comportamento cotidiano de milhares de aracajuanos. A partir disso são feitas análises objetivas e subjetivas das dificuldades enfrentadas por cada participante.

Resultado do Desafio 2010
Eles serão testados pelo tempo gasto para se chegar ao destino final, o custo que cada um gera e quantos quilos de gás carbônico emitem. Ou seja, não basta chegar em primeiro lugar, os impactos ambientais também serão importantes.

O Desafio pretende mostrar as infinitas possibilidades de se locomover pela cidade além de analisar o desempenho do transporte público em Aracaju. O evento faz parte dos eventos que promovem o dia mundial sem carro, no dia 22 de setembro.

As Regras

Todos os participantes deverão respeitar as leis de trânsito regulamentadas pelo Código de Trânsito Brasileiro como também as leis municipais de velocidade, sendo a velocidade máxima de 60 km/h em avenidas e 40 km/h em vias locais.

O tempo computado será o deslocamento completo da pessoa e não do modal. Portanto, levaremos em conta o tempo que a pessoa leva até o modal e o tempo que ele perderá para estacionar o veículo. Como o ciclista desmontado se equipara a um pedestre, o único veículo que não será necessário estacionar é a bicicleta.

No deslocamento deverão ser respeitadas todas as regras de trânsito, os pedestres terão que atravessar na faixa, a não ser que ela esteja a mais de 50 metros. Nesse caso, segundo o art. 69 do CTB, ele poderá atravessar no local que considerar mais seguro.

O pedestre corredor terá que correr na calçada, caso isso não seja possível, será tolerado que ele use a rua.

Programação do Desafio:

17h – Início da Concentração Praça Olímpio Campos, em frete do Palácio Museu Olímpio Campos e atendimento a imprensa.

17h30 – Alinhamento dos participantes e explicação das regras do desafio.

18h15 – Será realizado um contato telefônico com um representante da organização do desafio, lá no Teatro Tobias Barreto e ele dá a largada pelo viva-voz do celular. Nesse momento as pessoas se dirigem até o seu modal e cada um faz o trajeto que achar mais conveniente.

18h35– Previsão de chegada dos primeiros participantes em frente ao Teatro Tobias Barreto.

19h15 – Previsão de chegada do último participante

Locais e data:

Quando: 25 de agosto de 2011 (quinta-feira)

Partida: Praça Olímpio Campos, em frete do Palácio Museu Olímpio Campos

Chegada: Teatro Tobias Barreto - Av Presidente Tancredo Neves, 1997 - Distrito Industrial de Aracaju

Fonte: Desafio Intermodal


Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe