sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Lutar pelos seus direitos é como um pretinho básico

Todo mundo junto nesta campanha! Porque lutar pelos seus direitos e reivindicar melhores condições de trabalho é como um pretinho básico: nunca sai de moda e é essencial na sua vida.

Jornalistas fecham pauta de reivindicações para 2010

Categoria vai lutar por reajuste linear de 12,5% aos salários, auxílio-refeição, aumento no valor das horas extras, entre outras reivindicações

A primeira assembleia dos jornalistas de Sergipe em 2010, realizada na sede da CUT/SE, na última quinta-feira, 11/02, fechou a pauta de reivindicações da categoria para a Campanha Salarial deste ano. Além de reajuste linear aos salários no percentual de 12,5%, os jornalistas sergipanos, junto com o seu sindicato, vão para a mesa de negociações com mais 11 itens na pauta.

Entre os itens, a pauta a ser apresentada aos patrões constam reivindicação de aumento no percentual das horas-extras, de auxílio-refeição, de assistência médica e odontológica obrigatórias, do controle da jornada de trabalho, entre outros.

“Temos tentado, ao longo dos anos, avançar nas melhorias salariais e de condições de trabalho da nossa categoria. O embate é sempre difícil, porque estamos lidando com patrões que vivem sob a lógica do explorar mais e pagar menos, sempre. O apoio da categoria vai ser importante, porque este ano vamos endurecer também do lado de cá”, avisa George Washington, presidente do Sindijor.

A sua posição é a de que, no item reajuste salarial, por exemplo, não dá para se negociar um índice inferior ao que foi dado ao salário mínimo nacional este ano, que teve reajuste nominal de 9,68%, com aumento real estimado em 6%.

“Os jornalistas sergipanos já convivem com piso inferior a dois salários mínimos. Ou seja, o nosso piso hoje, que é o de um profissional gabaritado, não supera a dois salários de ocupação. Em breve, a continuar assim, estaremos com piso próximo do salário mínimo. É lastimável. Os empresários querem fazer comunicação de qualidade pagando salário de fome aos seus profissionais, e é isso que vamos estar denunciando à sociedade na nossa campanha”, acrescenta Washington.

Uma outra decisão da assembleia dos jornalistas foi a de buscar a campanha conjunta com os radialistas. Segundo a vice-presidente do Sindijor, Carol Rejane, a união das duas categorias tem sido fator agregador positivo na luta dos profissionais de comunicação nos últimos anos, e, em 2010, não será diferente.

“Vamos buscar fortalecer a luta das duas categorias unindo as nossas pautas e também as nossas forças. Certamente, vamos buscar avanços para os profissionais radialistas e jornalistas, e a unidade dos dois vai permitir ações mais contundentes para se conseguir avançar nas nossas reivindicações”, analisa.

Ainda de acordo com Carol, o contato com a direção do Sindicato dos Radialistas está sendo feito e, havendo a unidade dos dois sindicatos, uma assembleia conjunta será realizada o mais brevemente possível. A pauta da categoria só será enviada ao sindicato patronal após a reunião com os radialistas.


SINDIJOR/SE – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe
CNPJ: 13.163.530/0001-00 – Rua Itabaianinha, 261 - sala 10 - Centro.
CEP. 49.010-190 - Aracaju/SE – Telefone (079) 3043-8007
www.sindijor-se.com.br / e-mail:sindijor@infonet.com.br


0 comentários:

Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe