quinta-feira, 4 de março de 2010

Carregando sonhos

Professoras, mães, filhas, mulheres. Uma rotina difícil, árdua, cheia de restrições e limitações, mas sem deixar de lado a feminilidade, a sensibilidade e tudo que faz o universo feminino tão mágico. O filme documentário Carregadoras de Sonhos, uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), teve a direção de Deivison Fiúza e retrata a realidade dura da Educação em Sergipe.


Apesar do tema denso, o filme foi construído com leveza e sensibilidade, misturando realismo e poesia. Apesar de suas personagens contarem suas histórias, o filme foge à fórmula “camera rec on; ‘professora, me conte sua história’”. De acordo com Fiúza, “o filme foi roteirizado, foi criada uma narrativa, mas nenhuma fala foi ‘posta’ na boca das professoras. Tudo que elas disseram foi delas”.


“A nossa intenção não era fazer mais um produto sindical, mas algo que a gente pudesse falar para toda a sociedade, não só para professores. E o resultado foi este belíssimo trabalho”, disse Joel Almeida, presidente do Sintese.

E as protagonistas fizeram bastante sucesso. Não teve como não se apaixonar pelas histórias delas. “Mas é preciso acabar com esta idéia de que magistério é sacerdócio, com essa mania de ver histórias como as nossas e dizer ‘quando quer, faz’. Isso é injusto. Professor precisa ganhar bem, precisa ter qualidade de vida, precisa continuar estudando”, disse a professora Marta, umas das protagonistas.

Confira o trailler



O lançamento acontece no próximo dia 8 de março, às 19h, no Teatro Tobias Barreto.


0 comentários:

Recentes Antigos Início

Por dentro de tudo!

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

FeedBurner

Parceiros


Cuidando de você em sintonia com a natureza. Veja aqui onde encontrar

Seguidores

Cata por data então

Perfil

twitter Sobe